Países desconhecidos querem o turista brasileiro
Não é de hoje que países do mundo todo estão em busca dos turistas brasileiros para os seus destinos. Para se ter ideia, no acumulado de janeiro a agosto, os brasileiros gastaram US$ 14,63 bilhões no exterior, um número nunca visto antes na história que representa um crescimento de 1,7% sobre o mesmo período do ano passado (US$ 14,39 bilhões). Baseado nisso, 52 nações já confirmaram presença na Feira de Turismo das Américas, considerada a maior do setor na América Latina, que acontece no Rio de Janeiro, no Rio centro, entre os dias 24 e 26 de outubro.
A novidade disso é que os destinos considerados “exóticos” também querem uma fatia desse amplo mercado em expansão. Portanto, as próximas férias dos brasileiros podem ser em lugares como o Vietnã, Tailândia, Azerbaijão, Jordânia, Índia, Israel, Costa do Marfim, Egito, Indochina, entre outros pouco conhecidos.
Cruzeiro vietnamita
Pela primeira vez no Brasil, a empresa Indochina Sails Cruise, do Vietnã, participa da Feira de Turismo das Américas em busca do público sul-americano e brasileiro. “Queremos apresentar a este público a baía de Halong, no Vietnã, um lugar exótico a 170 quilômetros de Hanói, com várias ilhas e ilhotas e considerado Patrimônio Mundial da UNESCO”, diz a diretora de Vendas e Marketing da Indochina Sails Cruise, Le Phuong Nhi.
O cruzeiro da empresa é feito num luxuoso navio de madeira que remete à antiguidade com o conforto da época atual. “Temos grande interesse em conhecer o mercado brasileiro e, se possível, nos estender ao sul-americano. É com prazer que vamos promover na feira um pedaço do Vietnã ao mundo. Um lindo país da Ásia, rico em patrimônio e cultura, que oferece incrível beleza natural e pessoas amáveis e hospitaleiras”, conclui Le Phuong.
A Tailândia pouco conhecida
Recentemente, Kulpramote Wannalert, diretora da Tourism Authority of Thailand (TAT), instituto de promoção do turismo da Tailândia, confirmou a sua primeira vinda ao Brasil, exclusivamente para participar da Feira de Turismo das Américas, com a finalidade de aumentar os negócios. “A Tailândia mostrará o charme do que é uma viagem ao seu país. Apresentaremos a infraestrutura do destino, história e oportunidades para o público brasileiro”, diz Jefferson Santos, vice-presidente de Business Development da PMG Capital Marketing, empresa contratada pelo governo tailandês para este projeto da feira no Brasil.
O país, localizado no continente asiático e dividido entre a Indochina e a península Malaia, terá estande no pavilhão 4 da feira e garante que, fazer parte do maior evento turístico da América Latina servirá de vitrine para o destino, em especial junto ao mercado brasileiro; uma vez que é de interesse explicito do governo tailandês conscientizar, cada vez mais, os agentes de viagens brasileiros acerca das oportunidades que encontram em seu país.< /span>
Roteiros inesquecíveis pela Ásia Central (Uzbequistão, Quirguistão e Turcomenistão)
Pela primeira vez a agência El Mundo Tour, do Uzbequistão, na Ásia Central, participa da Feira de Turismo das Américas. “Queremos oferecer nossos passeios da Ásia Central ou destinos da Rota de Seda, que somos especialistas. Vemos que o Brasil tem grande interesse nesses destinos. Já trabalhamos com países da língua portuguesa e espanhola e em nossos serviços não faltarão guias especializados nessas línguas”, diz Temur Khaitov, diretor da El Mundo Tour.
Além disso, as tradições únicas e inesquecíveis e culturas do Cáucaso, caravançarás e bazares tradicionais, comida nacional, costumes e tradições particulares, e, claro, os holofotes arquitetônicos de países da Ásia Central (Uzbequistão e Quirguistão, Turcomenistão) também estão incluídos para atrair os turistas brasileiros.
Turismo pelo Azerbaijão
Pela primeira vez participando da Feira de Turismo das Américas, as empresas Georgian Hospitality Group (GHG) e Caucasus Travel compõem o quadro das operadoras turísticas que oferecem serviços de turismo e hospitalidade para os destinos Geórgia, Armênia e Azerbaijão. “A presença na feira da ABAV 2012 é o primeiro passo para trabalharmos com o mercado turístico brasileiro. Nossa participação será o ponto de partida para as relações de turismo entre estes países”, afirma a gerente de Marketing da Caucasus Travel, Gvantsa Razmadze.
Ainda de acordo com ela, a Geórgia e os outros países sul-caucasianos ainda são destinos desconhecidos para os brasileiros. Porém, no que depender desses expositores internacionais, a realidade mudará em breve. “Queremos apresentar nossas atrações turísticas, culturais, históricas e estilo de vida, sendo mais uma opção aos brasileiros”, disse.
Egito na rota dos brasileiros
A Egipcia Tours participa pela primeira vez da Feira de Turismo das Américas com grande expectativa. A empresa é a primeira operadora egípcia que tem escritório em São Paulo e não oferece apenas viagens ao Egito, mas também viagens para todo o mundo.
“A feira é um evento muito importante para nós, pois estaremos muito próximos dos nossos parceiros e é nossa chance de fazer novas parcerias”, diz Aline Giarelli, roteirista internacional da empresa. “Apresentaremos o novo catálogo da empresa e mostraremos nosso leque de opções para os mais inusitados destinos”, complementa. Em 2012, a operadora tem crescido consideravelmente com demandas de pedidos de produtos e por isso, dobrou seu time. “Participar de eventos de turismo fez crescer muito nosso negócio”, conclui Aline.