ABAV – A Feira de Turismo das Américas já registra recordes em 2012
Expor diferenciais competitivos para o público profissional visitante da maior e mais importante feira de negócios da América Latina é fundamental para as empresas privadas e, também, para os órgãos públicos do setor de viagens e turismo. Além das operadoras de turismo, empresas aéreas, de tecnologia, cartões de assistência, locadoras de veículos, transportadores rodoviários, redes hoteleiras, resorts, parques temáticos, centros de convenções, cruzeiros marítimos entre outros elos da extensa cadeia produtiva setorial, os destinos turísticos nacionais e internacionais marcam presença na ABAV 2012 – A Feira de Turismo das Américas. O evento, que será realizado de 24 a 26 de outubro no Riocentro (RJ), em sua 40ª edição, reunirá os principais atores do mercado, com participação recorde confirmada de mais de 50 países expositores que disputam a preferência da crescente demanda por viagens de lazer e negócios.
Neste cenário único, capaz de mobilizar o público profissional constituído por mais de 23 mil visitantes que trabalham em agências de viagens; que buscam estar atualizados e qualificados para prestar atendimento de excelência aos seus clientes (dos mais variados perfis), a maciça presença de órgãos públicos indutores e promotores do turismo merece destaque.
Autoridades públicas competentes investem no evento como ação promocional de alto impacto, motivadas pela ampliação da base de consumo no mercado interno, fruto da política econômica que democratiza acesso ao turismo à chamada classes média emergente ou, ainda, pela projeção midiática global do Brasil, alcançada como palco para Copa e Olimpíada.
Buscando fisgar turistas pelo estomago, destinos como a Bahia, por exemplo, ampliam e inovam a sua participação com o patrocínio de uma das várias Aldeias dos Sabores que compõem o remodelado layout da feria, concebidas para oferta gastronômica regional típica de alta qualidade.
“Será a maior e a melhor feira do setor de todos os tempos que realizaremos no Rio de Janeiro”. As palavras do presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens – ABAV Nacional, Antonio Azevedo, resumem com perfeição as expectativas de quem terá a oportunidade de compor e de conferir todos os atrativos expostos nos três pavilhões do Centro de Convenções.
Repleta de novidades, que ocupam área total de 45 mil m², a ABAV – A Feira de Turismo das Américas lançará o Espaço Corporativo, em parceria com a Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp), que movimenta mais de R$ 25 bilhões por ano no segmento de viagens a negócios. Uma iniciativa que atrai Convention Bureaux interessados em apresentar para os mais de 600 hosted buyers brasileiros e estrangeiros (compradores convidados) a infraestrutura instalada em suas respectivas cidades, visando acolher eventos empresariais dos mais variados portes, formatos e segmentos.
Outras iniciativas inéditas, como criação do Espaço Empreendedor; seções de treinamento, na Vila do Saber, e Rodadas de Negócios, em parceria com o SEBRAE, contribuem para estimular atividades comerciais e de capacitação, a exemplo da promoção de um seminário internacional sobre o consumo LGBT, programado pela ITB Berlim – maior feira do setor de turismo no mundo, parceira da ABAV.
A repercussão da ABAV – A Feira de Turismo das Américas também ganha renovada atenção da imprensa, em âmbito global. Em menos de 24 horas após a abertura do credenciamento para veículos de comunicação interessados em fazer a cobertura do evento, a organização recebeu mais de 120 inscrições de repórteres, blogueiros e jornalistas autônomos (freelancer), de veículos nacionais e estrangeiros, da grande imprensa e do trade turístico. No ano passado, cerca de 500 profissionais da imprensa estiveram presentes, mas a expectativa é elevar esse número em 30%, no mínimo.
Sobre a ABAV
A Associação Brasileira das Agências de Viagens – ABAV foi criada em 28/12/1953 para promover o bem estar social e o congraçamento da classe em todo o território nacional; defender os legítimos interesses da Indústria do Turismo como um todo e colaborar com o poder público no estudo e solução dos problemas setoriais. Entidade mais representativa do turismo brasileiro, reconhecida por sua credibilidade e força junto a todos os elos que compõem a dinâmica cadeira produtiva e econômica do setor, a ABAV é responsável por nortear e liderar ações capazes de contribuir com o desenvolvimento do turismo nacional. Com impacto direto e indireto exercido sobre 52 setores econômicos, a Indústria do Turismo, líder mundial na geração de empregos e renda, cresce a passos largos, superando a média de desenvolvimento geral do Brasil por ano.
Com a criação do Ministério do Turismo, em janeiro de 2003, a ABAV passou a integrar o Conselho Nacional de Turismo, renovando sua condição de polo catalisador dos diferentes segmentos e nichos do mercado. A entidade também investe forte na mudança de mentalidade e em capacitação dos profissionais – dos dirigentes e colaboradores que representa –, atuando como porta-voz e caixa de ressonância dos interesses das cerca de 3.500 Agências de Viagens associadas, que concentram mais de 80% da movimentação de negócios do setor.
Cada vez mais a ABAV assume um papel transformador, do agente que foca na ação local com visão global. Por fim, o arrojo é a marca registrada que confere à entidade, distinguida por sua força de reação, no sentido da superação: do agir com firmeza de propósito e com prontidão às adversidades.