Às 14 hora de hoje, 17 de junho, foi cortada a mais uma vez a faixa que abre o Salão São Paulo de Turismo.
Compuseram a mesa de abertura as seguintes autoridades:
Jarbas Favoretto, presidente da AMITUR; José Benedito Fernandes, Secretário Estadual de Esportes, Lazer e Turismo; Coronel Luiz Flaviano, Coordenador de Turismo do Estado de São Paulo; Vereador Antônio Goulart, Presidente da Comissão de Gastronomia, Lazer e Turismo da Câmara Municipal de São Paulo; Luciane Leite, presidente da TUR.SP, Armando de Arruda Pereira Melo, Secretário Executivo do Conselho Estadual de Turismo, Prefeito Herculano Passos (ITU), Presidente da Associação dos Prefeitos das instâncias do estado de São Paulo , Professor Osvaldo Castañeda, Representante do Conselho de Câmaras de Comércio das Américas; Suzi Rosa Camargo, Presidente da Conteúdo Brasil Feiras, que junto com a AMITUR é a responsável pela organização do Salão de Turismo.
Todos os representantes falaram agradecendo a presença de todos e o apoio dor órgãos para o desenvolvimento do turismo no Estado de São Paulo. Segundo Jarbas Favoretto, presidente da AMITUR, o Salão SP de Turismo, junto com o Congresso do Turismo Paulista, vem para dar luz aos caminhos que os municípios do interior tem que percorrer. “Existem 60 conselheiros espalhados pelo Estado trabalhando para isso, é um desafio muito grande, pois muitas cidades ainda deixam a desejar na exploração do potencial turístico”, afirmou Jarbas.
Jarbas destacou ainda a importância do trabalho do São Paulo Convention Bureau em São Paulo, e das expectativas com a TUR.SP, a Empresa Paulista de Eventos e Turismo. “É preciso que as prefeituras tenham um departamento de turismo, alguém que se dedique e faça as coisas acontecerem”, disse Jarbas Favoretto.
O Secretário de Esportes, Lazer e Turismo, José Benedito Fernandes, destacou a infraestrutura de São Paulo, com as melhores estradas do Brasil, e 30 aeroportos a disposição de todos os setores e principalmente do turismo, como gerador de emprego e fortalecedor do comércio e economia local.
Coronel Luis Flaviano, Coordenador de Turismo do Estado de São Paulo, ressaltou o trabalho na restauração de Santana do Parnaíba e declarou “Não temos muita verba, mas o investimento no turismo não deve vir só de verba pública, mas também do investimento privado. Falta divulgação em São Paulo, o Estado tem muito o que mostrar, e muito a fazer”.
A próxima a falar foi Luciane Leite, da TUR.SP. Luciane concordou com os presentes da dificuldade de se implementar projetos na área do turismo: “É um trabalho de formiguinha, não depende de uma só pessoa, ou um só órgão, mas pela insistência nos vamos em frente. Temos evoluído. São Paulo já tem a Secretaria Estadual de Turismo, e a nossa empresa vio para dar agilidade ao trabalho.
Em seguida, Armando Arruda Pereira alertou a todos que o Conselho Estadual de Turismo realiza reuniões mensais e abertas, “Não é preciso aparecer o problema para o município participar”, ponderou.
Herculano Passos, prefeito de Itu, e presidente da Associação dos Prefeitos das Estâncias do Estado de São Paulo declarou que o prefeito deve aproveitar o potencial de sua cidade para desenvolver o turismo, grande aliado na geração de empregos.
Osvaldo Castañeda foi breve ao falar dos 20 anos de esforços para incorporar o turismo nas Câmaras de Comércio das Américas, e que atualmente está na maioria.
Suzi Camargo agradeceu os apoiadores na realização do evento e a imprensa na divulgação.
Por fim, Jarbas anunciou a cidade ganhadora de melhor COMTUR em 2009/2010: Socorro. Representando a cidade estava Carlos Tavares, diretor do Departamento de Turismo e Cultura da Prefeitura de Socorro (foto).
A seguir, a rodada de palestras teve início com “Assuntos Legislativos para o Turismo”, no salão A, e “Como planejar o turismo em sua cidade” no salão B.
Clique aqui para ver a programação com completa das palestrasClique aqui para ver a programação completa dos eventos culturais