Amadeus apresenta resultado de pesquisa durante ABAV 2007
A companhia Amadeus, provedora de tecnologia para agências de viagens, apresentou aos profissionais do setor, na manhã de hoje, durante a Feira das Américas- ABAV 2007- o resultado da pesquisa “Show Me The Value” sobre precificação de serviços. Comparando dados de empresas que não utilizam a taxa de serviço com as que aplicam a cobrança, o trabalho analisa como as agências de viagens podem utilizar a precificação para aumentar suas produtividade e renda, além de eliminar erros.
No seminário “Novas Alternativas de Receitas para as Agências de Viagens”, Flávio Mesquita, diretor da Amadeus Brasil, afirmou que, de acordo com a pesquisa da companhia, 34% das agências de viagens acreditam que a redução de comissões irá prejudicar seus negócios. Ele aponta a taxa de serviço como uma alternativa.
Segundo Júlio Verna, instrutor da ICCABAV- Instituto de Capacitação e Certificação da ABAV- mudanças no panorama internacional nos últimos 15 anos como o surgimento de novas companhias aéreas e a entrada da internet no mercado com a venda de bilhetes online resultaram na redução das comissões para os agentes de viagens. “As companhias de viagens estão no meio do turbilhão das mudanças externas e terão de mudar também”, sinalizou. “As empresas hoje devem investir nas áreas administrativas, financeira, comercial e em tecnologia”.
Paulo Wiedmann, consultor jurídico da ABAV Nacional, disse estar satisfeito por notar que a Amadeus apresenta um mecanismo de facilitação do trabalho dos agentes de viagens, e não uma imposição ou lição de como exercerem sua atividade. “Fico aliviado ao notar que a Amadeus não quer nos ensinar como fazer nosso negócio e sim adaptar uma ferramenta que pode melhorar nossa performance”, disse. “Nenhuma ferramenta pode nos impor as regras do jogo. Só utilizaremos o que realmente trouxer benefícios para as agências de viagens. Toda tecnologia é bem-vinda e deve ser disponibilizada para o micro e pequeno empresário. Deve-se encontrar uma fórmula de atender todo o setor barateando o custo de serviços”, complementou.
Para o consultor da ABAV Nacional, a cobrança de taxa de serviço é inevitável, uma vez que os agentes são os intermediadores entre os consumidores e os prestadores de serviços. “Estamos nos preparando legalmente, instrumentalmente e culturalmente para fazer essa essa cobrança”. No entanto, Wiedmann salientou também que as empresas de viagem devem estar atentas à conveniência da taxação. “Cobrança de prestação de serviço significa remuneração, o que gera impostos”, alerta. “A empresa de viagem tem que analisar a relação custo X benefício dessa prática”.
O resultado completo da pesquisa “Show Me The Value” sobre precificação de serviços, será disponibilizado pela Amadeus no site www.br.amadeus.com.
Mais informações à Imprensa:
Capta
No Rio de Janeiro:
Mabel Antunes - mabel@captaconsult.com.br
(21) 8231-2494
Em São Paulo:
Elaine Gerpe - elaine@captaconsult.com.br
(11) 3884-8495 / 9641-7877
Em Brasília :
Martha Mendes - marthamendes@captaconsult.com.br
(61) 3322-4749 / 8181-5671