ABAV 2007 tem recorde de inscritos prévios
Evento de 2008 já tem data marcada e pode ocupar mais um pavilhão do Riocentro
Com um crescimento de mais de 16% no número de agentes de viagens inscritos previamente em relação à última edição, o 35º Congresso Brasileiro de Agentes de Viagens - Feira das Américas (ABAV 2007) chegou ao fim na tarde de hoje com uma declaração de otimismo com as perspectivas de negócios do turismo para os próximos anos, mas com uma clara preocupação com as condições de infra-estrutura do país para receber turistas. O alerta da ABAV foi o destaque da carta de encerramento do evento, apresentada em uma coletiva de imprensa pelo presidente da entidade, João Martins, e pela superintendente da ABAV Nacional, Isa Garbin.
"A despeito das projeções favoráveis, apoiadas em fatos e depoimentos fundamentados, a qualidade da infra-estrutura preocupa. Vetor de sustentabilidade, indispensável às ações empreendidas e programadas por todos os elos produtivos do Setor, requer providências urgentes. Riscos e ameaças estão consignados no pleito comum pela adoção de medidas práticas, urgentes e exeqüíveis", alerta o documento oficial da ABAV 2007.
Ao todo, entre agentes e expositores, a ABAV 2007 contou com 23.701 inscrições. Mas o grande destaque, segundo Isa Garbin, que apresentou os números da feira para a imprensa, foram as inscrições dos agentes de viagens - o público-alvo dos expositores da feira. Este ano fora, 10.444 participantes, contra 8.989 do ano passado, ou seja, um salto de 16,2% em relação à ABAV 2006.
"É um crescimento muito significativo em uma feira de negócios", analisou Garbin, que também destacou o aumento de 100% no número de inscrições de agentes não associados à ABAV.
Isa também anunciou que o plano da ABAV é que na exposição do ano que vem, que será realizada entre os dias 22 e 25 de outubro, a feira passe a ocupar mais um pavilhão no Riocentro. Nesta edição, foram dois para expositores e um para a organização da feira. "Este ano já poderíamos ter ocupado outro pavilhão, mas as obras para os Jogos Pan-Americanos beneficiaram somente o pavilhão 5 (onde foi montada a estrutura para a organização do evento e para os seminários e plenárias). Por isso, não usamos outro. Pela qualidade, decidimos não crescer em área", explicou a superintendente da ABAV. Ao todo, 27.280 metros quadrados de área útil foram ocupados.
Isa Garbin ainda comemorou o sucesso dos cinco seminários técnicos e três plenárias realizadas pela entidade, além dos nove eventos paralelos realizados para os profissionais de turismo no Riocentro. "A audiência nesses eventos superou as nossas expectativas", disse.
Na ABAV 2008 o estado patrono será Santa Catarina. Ceará, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul serão destaques nas feiras seguintes.
Mais informações à Imprensa:
Capta
No Rio de Janeiro:
Mabel Antunes - mabel@captaconsult.com.br
(21) 8231-2494
Em São Paulo:
Elaine Gerpe - elaine@captaconsult.com.br
(11) 3884-8495 / 9641-7877
Em Brasília :
Martha Mendes - marthamendes@captaconsult.com.br
(61) 3322-4749 / 8181-5671