Carta da ABAV 2007
O crescimento econômico e a força de reação do mercado alicerçam as tendências do Turismo sob a ótica de todos os segmentos do Setor presentes ao 35º Congresso Brasileiro de Agências de Viagens – ABAV 2007. A confiança no futuro da atividade turística, que é a líder mundial na geração de empregos e receitas, compõe o cenário de otimismo traçado pelas lideranças empresariais e autoridades públicas participantes.
Novos investimentos empresariais garantem a ampliação das frotas aérea, marítima e rodoviária. Do mesmo modo, lançamentos hoteleiros respondem ao crescimento da demanda interna e externa impulsionando o calendário de eventos sediados no País. Os diferentes meios de transporte, em todos os modais, assim como os de hospedagem e serviços de receptivo reconhecem crescente importância às Agências de Turismo modernamente qualificadas para oferta de consultoria.
Avanços tecnológicos ratificam a vocação empreendedora do Setor, que prevê para os próximos anos aumentos superiores a dois dígitos na movimentação de negócios. Com foco no atendimento personalizado e respaldado pelas informações do PROAGÊNCIA – Programa de Desenvolvimento Setorial em Agenciamento e Operações Turísticas – as transações comerciais diferenciadas avançam. O novo PORTAL ABAV aproxima o consumidor final e proporciona ferramentas inovadoras, realçando o valor da rede de distribuição com destaque à acessibilidade das empresas de todos os portes – como meta da ABAV – para a conquista de vantagens competitivas.
Políticas públicas são indutoras da expansão da base de mercado e contribuem para a democratização do acesso aos serviços turísticos no País. Mas, a despeito das projeções favoráveis, apoiadas em fatos e depoimentos fundamentados, a qualidade da infra-estrutura preocupa. Vetor de sustentabilidade, indispensável às ações empreendidas e programadas por todos os elos produtivos do Setor, requer providências urgentes. Riscos e ameaças estão consignados no pleito comum pela adoção de medidas práticas, urgentes e exeqüíveis.
Neste contexto, o Congresso ABAV comprova ser referência setorial para o Turismo no cenário global e, em especial, ao mercado brasileiro que demonstra, mais uma vez, a sua Força de Reação.
Rio de Janeiro, 26 de outubro de 2006