PROAGÊNCIA: ABAV e SEBRAE se unem para revitalizar o agenciamento de viagens
No 35º Congresso Brasileiro de Agências de Viagens, destaque para as ações do PROAGÊNCIA e o lançamento do novo PORTAL ABAV, no dia 26 de outubro
Duas instituições referenciais em âmbito nacional – SEBRAE E ABAV – firmaram parceria, há quase dois anos, através do PROAGÊNCIA (Programa de Desenvolvimento Setorial em Agenciamento e Operações Turísticas) para melhorar a qualidade e incrementar a competitividade das Agências de Viagens do país. Fatores como crise aérea, câmbio desfavorável, corte nas comissões por parte das companhias aéreas e o impacto da Internet no mundo dos negócios do turismo contribuíram para a tomada de decisão. Era preciso repensar e reordenar, em profundidade, todo o funcionamento do setor.
O primeiro passo foi a realização de uma pesquisa ampla, para se tomar conhecimento da realidade. A partir deste documento, divulgado em 2006 no 34º Congresso Brasileiro de Agências de Viagens – Feira das Américas, foi possível estabelecer metas e planejar estratégias, incluindo treinamento para a equipe gerencial, administrativa, técnica, operacional e comercial das Agências de Viagens.
O passo seguinte foi a realização, em todas as capitais brasileiras, do Fórum de Gestão para Gestores – um programa presencial dedicado a despertar, instigar e provocar mudanças de atitude ante o novo cenário. Cerca de 800 Agentes de Viagens participaram, credenciando-se para a próxima etapa, que foi o Curso de Gestão de Processos, através de e-learning, via web.
Ao mesmo tempo, o PROAGÊNCIA incumbiu-se de preparar o lançamento, no 35º Congresso Brasileiro de Agências de Viagens (de 24 a 27 de outubro, no Riocentro), do novo PORTAL ABAV. No entendimento do diretor do ICCABAV, Antonio Azevedo, “a inovação surge com a proposta de ser um dos principais portais de turismo do país e vai reunir facilidades tecnológicas tanto para agências e seus fornecedores como para os consumidores”.
Azevedo acrescenta que “os diferenciais representam a inserção do Agente de Viagens no processo entre o turismo e o destino, o acesso aos operadores, companhias aéreas, hotelaria, locadoras e demais serviços, e o de relacionamento com a associação e o universo dos agentes. Nesta triangulação B2C, B2B e A2A (Business to Consumer; Business to Business e Agent to ABAV), estaremos abrigando ferramentas de uso direto e imediato para os agentes”.
Dival Schmidt, coordenador nacional da carteira de projetos de Turismo do SEBRAE Nacional, reitera o compromisso da sua instituição em tratar o Turismo como segmento de prioridade absoluta para a entidade. Sobre a parceria com a Abav que resultou no PROAGÊNCIA, ele afirma que “o SEBRAE acredita e aposta no Turismo como atividade sustentada. Atualmente, o segmento responde por 10% da riqueza gerada no mundo. O Brasil ainda está longe deste patamar, o que mostra que ainda temos muito que fazer pelo Turismo”, assegura.