Manual das Assessorias de Imprensa dos Expositores
LACIME 2004

Índice 
· Apresentação
· Sala de Imprensa
· Credenciamento de jornalistas e assessores
· Press Kits
· Coletivas de Imprensa
· Press Hot Site/Press Briefing
· Equipe ProCultura


Apresentação

Caro Assessor, este manual irá auxiliar o seu trabalho antes, durante e após a LACIME 2004 - Primeira Exposição de Turismo de Incentivo, Eventos e Negócios da América Latina e Caribe, organizada pela Reed Exhibitions Brasil em parceria com a ABAV Nacional (Associação Brasileira de Agências de Viagens).

Sobre as organizadoras:

A Reed Exhibitions Brasil – Maior organizadora e promotora de eventos do mundo, a Reed Exhibitions é responsável por mais de 430 eventos em 32 países. Seus 26 escritórios, distribuídos pelo globo, atendem a 49 indústrias das quais destacam-se: aeroespacial, construção, eletrônica, entretenimento, alimentícia, tecnologia da informação, manufaturas, marketing, editorial, varejo, esporte e lazer e turismo. Em seus eventos, a Reed Exhibitions atrai, em média, 90 mil fornecedores e 4 milhões de compradores por ano. A Reed Exhibitions é uma das empresas do conglomerado multinacional Reed Elsevier, que revela o faturamento global de 6,4 bilhões de euros por ano e o Brasil é considerado uma das 20 principais localidades onde a empresa atua.
Abav Nacional – A Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV Nacional) conta com cerca de três mil empresas associadas, que controlam 80% do movimento de mercado nacional. A ABAV engloba a cadeia de comercialização de passagens aéreas, hospedagem, transportes terrestres, locação de automóveis, cruzeiros marítimos e outros fornecedores do setor. A associação tem representação nas principais entidades mundiais, como a Confederação das Organizações Turísticas da América Latina (COTAL), a Federação Universal de Associações de Agências de Viagens (FUAAV) e a Organização Mundial de Turismo (OMT). Diariamente, a ABAV executa ações que produzem reconhecimento e benefícios para os agentes de viagens.

Serviço:

Evento: LACIME 2004

Data: de 23 a 25 de junho

Horário de Funcionamento:

Dia 23 de junho:
  • das 10 às 13 horas, somente para Hosted Buyers, convidados VIP, imprensa e autoridades
  • das 13 às 17 horas, visitantes em geral
Dias 24 e 25 de junho:
  • das 10 às 17 horas

Local: Transamerica Expo Center

Endereço: Av. Dr. Mário Vilas Boas Rodrigues, 387 – Santo Amaro


Sala de Imprensa

A LACIME 2004 contará com uma sala com a infra-estrutura necessária para Jornalistas e Assessores de Imprensa. O horário de funcionamento é das 10 às 17 horas, no dia 23, e das 12 às 17 horas, nos dias 24 e 25. A equipe da ProCultura estará na Sala de Imprensa, a serviço de jornalistas brasileiros e estrangeiros e de veículos e assessorias presentes.

Infra-Estrutura

Para jornalistas:

  • Press Room (computadores, internet, impressora, telefones)
  • Sala de Reunião
  • Sala de Entrevistas
  • Press Auditorium
  • Prateleiras para Press Kits
  • Quadro de Avisos
  • Press Hot Site LACIME 2004
  • Bar (bufê)

Para assessores:

  • Prateleiras para Press Kits (por área de exposição)
  • Press Auditorium (para agendar coletivas)
  • Quadro de Avisos
  • Press Hot Site LACIME 2004
  • Bar (bufê)

Credenciamento dos Assessores de Imprensa e de jornalistas convidados

· PressClub: www.pressclub.com.br/lacime2004/

Clicar no ícone: Credenciamento de Imprensa

Data limite: 15 de junho

Obs.: a partir desta data, inscrições somente no local do evento

Crachás

Imprensa: para Jornalistas (acesso livre à exposição, ao ciclo de conferências e à Sala de Imprensa, com direito ao uso dos equipamentos).

Expositor: para Assessores de Imprensa (acesso à exposição e à Sala de Imprensa)

Atenção: Cada expositor terá direito a 1 (um) crachá para a sua Assessoria de Imprensa.

Retirada de credenciais: Na entrada da exposição, a partir do dia 23 de junho. 


Press Kits na Sala de Imprensa

Deverão ser entregues na sala de imprensa da LACIME 2004, no primeiro dia do evento, preferencialmente no período da manhã. Para evitar o acúmulo de material, solicitamos às assessorias de imprensa que entreguem 50 press kits a cada reposição.

Quantidade sugerida para os 3 dias do evento: 150 press kits

Quadro de avisos e Press Hot Site

Serão atualizados diariamente com informações relativas aos acontecimentos do dia. Assessorias interessadas em utilizar o Press Hot Site, deverão seguir o modelo desenvolvido pela ProCultura.


Coletivas de Imprensa

A Sala de Imprensa contará com o Press Auditorium para a organização de coletivas com os expositores, que será coordenada pela ProCultura. Os horários disponíveis para as coletivas são os seguintes:

Dias 24 e 25 de junho:

·         Das 11 horas às 11h30

·         Das 12h30 às 13 horas

·         Das 14 horas às 14h30

·         Das 15h30 às 16 horas

No total, serão agendadas oito coletivas. O critério de agendamento segue a ordem dos contatos feitos pelas próprias assessorias. As coletivas serão marcadas apenas mediante confirmação das assessorias de imprensa. Reservas de horários não serão aceitas.

Outras ações de expositores, como coquetéis e eventos de imprensa nos estandes, devem ser comunicados à ProCultura para que a ação seja incluída na agenda que estará à disposição dos jornalistas.

Para agendar sua coletiva, envie solicitação para:

ProCultura Comunicação Empresarial
a/c: Marily Miranda fax: (11) 3082-7300 - e-mail: mm@procultura.com.br

Data limite para marcar as coletivas: 15 de junho

Dados necessários para o agendamento:

·         Assessoria:
·         Jornalista Responsável:
·         Telefone:
·         Celular:
·         E-mail:
·         Cliente (nome da empresa):
·         Data da Coletiva:
·         Horário:


Press Briefings

Para facilitar o envio de informações aos Jornalistas, os Assessores de Imprensa dispõem do Press Briefing, um formulário com espaço para informações-chave dos expositores à imprensa. Ao preencher o Press Briefing, automaticamente, o formulário será encaminhado para a ProCultura e, posteriormente, será publicado no Press Hot Site da LACIME 2004 pelo período de um ano, nos idiomas português, inglês e espanhol (a tradução do material fica por conta e a critério das Assessorias). O Press Briefing servirá de apoio para o desenvolvimento de pautas específicas para as mídias verticais e eletrônicas. Para preenchê-lo, clique aqui.

Sobre a Lacime 2004

Para saber mais sobre o evento, acesse www.lacimexpo.com e www.pressclub.com.br/lacime2004. O site oficial e o Press Hot Site contêm informações institucionais, informativos, perfil e lista de expositores, lista dos patrocinadores, apoiadores e parceiros, e dados de mercado, entre outras informações relevantes.

Observação: Ao produzir os textos sobre a participação de seu cliente no evento, sugerimos que acrescentem o perfil da LACIME 2004 e o serviço do evento, adicionando o endereço do estande de seu cliente.

Perfil da LACIME 2004 – Lançada no dia 1º de setembro de 2003, em São Paulo, a LACIME 2004 - Primeira Exposição de Turismo de Incentivo, Eventos e Negócios da América Latina e do Caribe reunirá cerca de três mil visitantes das Américas e da Europa. O evento é organizado pela Reed Exhibitions Brasil, empresa do conglomerado Reed Elsevier (com faturamento global de 6,4 bilhões de euros por ano), em parceria com a ABAV Nacional, responsável pelo movimento de 80% de mercado nacional. Com o apoio da Embratur e do Ministério de Turismo, a LACIME 2004 traz ao Brasil um sucesso já registrado em eventos reconhecidos na Ásia e na Europa (AIME e EIBTM, respectivamente): o Hosted Buyer (comprador convidado), programa que providencia aos expositores o pré-agendamento de reuniões com compradores potencialmente interessados em seus produtos e serviços.

Assessoria de imprensa da LACIME 2004

ProCultura Comunicação Empresarial

Tel # 55 11 3082-7300

www.procultura.com.br

A ProCultura Comunicação Empresarial conta com uma equipe de redatores e relações públicas que ajudará sua companhia a alcançar os objetivos de divulgação de seu(s) cliente(s) na LACIME 2004. A assessoria também é responsável pelo desenvolvimento e edição do LACIMENEWS, boletim eletrônico do evento, distribuído periodicamente a leitores priorizados.

A ProCultura é credenciada ao Sistema PressClub, um aplicativo web de relacionamento com a imprensa onde todas as informações referentes à LACIME 2004 e seus expositores ficarão disponíveis para consulta da imprensa durante 12 meses. Para constar no banco de dados do PressClub, todos os expositores diretos devem enviar para lacime@procultura.com.br o perfil de sua companhia, acompanhado de uma fotografia digital em alta resolução (300 dpi e 16 cm de base). Todo material publicado no PressClub precisa ser assinado por um jornalista responsável. Os expositores diretos que não tiverem assessoria de imprensa contarão com o apoio da ProCultura na edição e divulgação das informações constantes do formulário de Press Briefing.

Nossos contatos são: 

Luiz Henrique Miranda
e-mail: lhmiranda@procultura.com.br
Diretor, coordenador de equipe e planejamento estratégico.

Marily Miranda
e-mail: mm@procultura.com.br
Relações Públicas, coordenadora da sala de imprensa e do atendimento aos jornalistas brasileiros.

Adriana Sorgenicht
e-mail: adriana@procultura.com.br
Jornalista, interface entre a LACIME e jornalistas estrangeiros.

Débora Didonê
e-mail: debora@procultura.com.br
Jornalista, desenvolvimento de pautas e atendimento à imprensa.

Anderson Messias
e-mail: web@procultura.com.br
Webmaster do PressClub

Thais Tellis
e-mail: thais@procultura.com.br
Assessora assistente, atendimento à imprensa.