O Forum das Agências de Viagens Especializadas em Contas Comerciais, FAVECC, completou 15 anos no dia (19/08) e comemorou em grande estilo, com um jantar especial no restaurante Leopolldo Itaim, em São Paulo. O Evento teve início às 19h30 com os 25 associados recebendo os convidados em um coquetel. Às 21h, a mestre de cerimônias Izabella Camargo, da TV Bandeirantes, deu início ao jantar relembrando alguns fatos marcantes ocorridos nesta década e meia. Os ex-presidentes Goiaci Guimarães, Amauri Caldeira e Mauro Schwartzmann foram homenageados com grande salva de palmas. A noite seguiu animada com banda Big Time. Abaixo, a íntegra de texto lido pela mestre de cerimônias:
15 anos. Uma década e meia. Bilhões de reais contabilizados. Memoráveis realizações de interesse setorial.
Hoje, em 19 de agosto de 2009, o FAVECC comemora exatos 5.475 dias de existência.
Um fórum que nasceu para contribuir com a organização e o progresso profissional na gestão de viagens corporativas.
E nesses 15 anos temos muito para comemorar e relembrar!
Não citarei momentos em ordem cronológica, porque para nós, tudo é importantíssimo.
Nesse período, o FAVECC foi capaz, por exemplo, durante a primeira gestão de Francisco Leme da Silva, reunir os recursos financeiros necessários, em prazo recorde, para dar pronto atendimento aos seus clientes e garantir a continuidade da operação da Transbrasil na ponte aérea Rio/SP.
Iniciativas como essa, além de motivar a saudável competição de mercado, demonstram a importância do FAVECC em harmonizar relacionamentos entre os diferentes elos produtivos.
Na gestão de Mauro Schwartzmann (2006-2008), uma das principais conquistas foi a inclusão de 2 itens no Estatuto da entidade. Um deles está relacionado à responsabilidade social, com ênfase na valorização do turismo com a geração de empregos. O outro, estimula ações alinhadas à questão da responsabilidade ambiental. Para nós, um processo sustentável é tão importante que está em nosso estatuto.
Conflitos de interesses? Bem, a gestão cotidiana do Fórum das Agências de Viagens Especializadas em Contas Comerciais impõe desafios constantes. Capaz de tratar desiguais igualmente, com o respeito e o valor merecidos, o FAVECC é palco de importantes definições que elevam o padrão de qualidade dos serviços agregados à logística de viagens concebidas sob medida, para cada corporação.
Assim foi concebido o Troféu Partnership. Todos os anos, desde 1997, premiamos empresas que são merecedoras do nosso reconhecimento e da nossa admiração em relação ao seu compromisso com os objetivos e a norma de conduta do FAVECC. Ou seja: empresas abertas ao diálogo, determinadas em proporcionar o melhor para o mercado de viagens corporativas.
Algumas dessas empresas sofrem eventuais desvios e são alertadas. Estes desvios, ainda que motivados pelo legítimo desejo de atrair e fidelizar clientes, costumam causar desequilíbrios e nem sempre resultam no desejado.
Em cenários de crise, campo fértil para oportunidades, mas também para geração de conflitos e até guerras tarifárias, sobram os exemplos de atitudes por vezes pouco ou nada eficazes. Mas, como o tempo é senhor da razão, o que prevalece é a tendência racional do entendimento.
Por fim, então, falemos do começo. Da brava e sábia iniciativa de Goiaci Alves Guimarães, que sempre soube exercer sua liderança em favor da aproximação e do entendimento como alternativa ao conflito, sem jamais se submeter à indignidades. Goiaci esteve à frente da entidade em três oportunidades: 1994-1996 / 2002-2004 / 2004-2006.
Ele, ao lado de Amauri Caldeira, também valoroso, criativo e devotado presidente do FAVECC, que teve o dissabor de enfrentar o primeiro corte de remuneração das agencias numa ação promovida pelas cias aéreas, compõem o quadro de fundadores do FAVECC.
Amauri Caldeira, aliás, teve suas duas gestões à frente da entidade marcadas, principalmente, pela criação do Troféu Partnership, pela criação do primeiro código de ética do FAVECC e pelo início das discussões pela remuneração direta, os FEEs.
Clique aqui e veja fotos da festa de 15 anos do FAVECC |